Vem aí a Festa Junina Veja São Paulo

O arraial mais descolado da cidade terá comidas e bebidas de Alex Atala, Helena Rizzo, Helô Bacellar e Mara Salles, entre outras estrelas
  06/06/2017
Capturar

 

Quando chega junho, é hora de tirar a camisa de flanela xadrez do armário e divertir-se nas grandes quermesses da cidade. A maior novidade neste ano é que, pela primeira vez, VEJA SÃO PAULO promove sua festa junina com receitas de chefs estrelados, a preços entre 5 e 30 reais. Palco com shows de artistas folk e country, brincadeiras tradicionais e uma quadrilha da Turma da Mônica completam o pacote de atrações. Montado no Parque Villa-Lobos de sexta, 9, a domingo, 11, o arraial estreia entre os grandes eventos do gênero com uma vantagem irresistível: entrada gratuita.

No mesmo espaço ocupado pelo Cirque du Soleil, com acesso próximo ao bolsão de estacionamento número 5, ao lado da biblioteca, será erguida uma estrutura de 2 000 metros quadrados com grama sintética e decoração com bandeirinhas e cordões de luz. Nessa arena, estarão concentrados dezessete estandes com as melhores pedidas da gastronomia típica junina, sempre com um toque autoral dos chefs.

Caldinho de feijão (15 reais): do Mercadinho Dalva e Dito, de Alex Atala (Adriano Conter/Veja SP)
 

Isso significa, por exemplo, que uma simples pipoca pode ganhar uma versão incrementada com manteiga de garrafa e queijo tulha, um tipo de parmesão nacional muito saboroso. Esse é um dos itens oferecidos pelo Mercadinho Dalva e Dito, do chef Alex Atala, por 7,50 reais. Responsável no dia a dia pela cozinha dessa casa, Elton Junior levará ainda um bolo de goiabada com queijo da Serra da Canastra, com a fatia ao preço de 5 reais.

Outra profissional cinco estrelas máximas pela edição especial Comer & Beber, Helena rizzo comparecerá com a Padoca do Maní. Em parceria com a padeira Papoula Ribeiro, vai servir seu campeão de vendas: o bolo de chocolate com recheio e cobertura de brigadeiro, a 15 reais a fatia. “A intenção é atrair as pessoas pelo visual”, conta Papoula, que também tirará do forno a versão de milho, a 10 reais a fatia, e as queijadinhas, pelo mesmo preço.

Na linha de quitutes nostálgicos estará o bolo de coco gelado embrulhado em papel alumínio, de Carole Crema, a 5 reais. “Nasci em junho e não resisto a esse apelo kitsch. Se me mandarem um correio elegante, eu desmaio”, brinca a confeiteira e jurada do reality show Que Seja Doce, do GNT. A propósito: vai ter, sim, um “Tinder caipira”, ou seja, o tradicional serviço de entrega de bilhetinhos amorosos.

O evento mexe na rotina até mesmo dos cozinheiros mais experientes, caso da banqueteira Rita Atrib, há 25 anos no ramo com o Petit Comité. Na extensa lista de estrelas internacionais que já se renderam às suas receitas estão Elton John, David Bowie e os integrantes dos rolling Stones. Para que os catorze funcionários fixos da cozinha dessem conta de todos os preparativos da festa junina, ela recusou outras encomendas. “É uma novidade para mim esse tipo de negócio, então preferi bloquear minha agenda”, conta Rita. As especialidades salgadas vão de cuscuzinho, por 5 reais, a uma generosa fatia de torta de pupunha, a 10 reais.

Cuscuz (5 reais a unidade): do Petit Comité (Adriano Conter/Veja SP)

 

Maior veterana na seleção de convidados, a Casa Godinho estampa em sua fachada, no centro, o respeitoso dizer “Desde 1888”. Para os três dias de sua barraca no Parque Villa-Lobos, vai levar 2 500 empadas. O segredo do salgado grande, que será oferecido a 7,50 reais, está na massa perfeitamente dourada e nos recheios sempre acrescidos de molho bechamel, para garantir a cremosidade. O concorrido setor de sobremesas inclui sorvetes da famosa Bacio di Latte (10 reais o gelato pequeno).

Para quem não liga para doces, haverá pastéis sequinhos do Pastel da Maria (7,50 reais a unidade), bolinhos caipiras da craque Helô Bacellar, do Lá da Venda (25 reais; nove unidades), pizzas da Sala Vip (7,50 reais a fatia) e caldo verde do Academia da Gula (15 reais), entre outras delícias. A chef Mara Salles, do Tordesilhas, apresentará uma mineirice explícita, a vaca atolada em porção de 260 gramas (30 reais), além de paçoquinhas (5 reais).

Os fãs de carne podem comemorar a qualidade do churrasquinho. “Vou servir uma alcatra excelente, a mesma do restaurante”, garante Sylvio Lazzarini, do três-estrelas Varanda. Para acompanhar os espetinhos de 20 reais (duas unidades terão promoção de 30 reais), o pão de alho sairá a 5 reais. Hamburgueria boa e barata do chef Thiago Koch, a Bullguer inclui o exclusivo pulled pork (25 reais). O brasileiro Arimbá, da chef Angelita Gonzaga, chega com três buracos quentes. “Procurei um pão diferente do francês e cheguei a um português de tamanho ideal, 15 centímetros”, diz Angelita.

Entre uma mordida e outra, aproveite para tomar vinho quente e quentão (10 reais cada um). Quem não abre mão de drinques modernos poderá provar gins-tônicas do Vaca Véia, a 27,50 reais. No setor de lojas, os visitantes vão encontrar chocolates, doces e café no espaço da Cacau Show. Bikes e carrinhos da marca oferecem brigadeiros e picolés. Haverá também degustação de azeite Andorinha. O Pão de Açúcar participa com vinho e a Reserva 51, com cachaça.

O arraial será um grande programa de família, com muitas atrações para a criançada. Entre os destaques está a quadrilha da Turma da Mônica. Devidamente vestidos de caipiras, Chico Bento e Rosinha vão puxar a dança ao lado de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão. Haverá uma sessão no fim da tarde de sexta, e mais três no fim de semana. As brincadeiras incluirão corrida do saco, pescaria, boca do palhaço e argola. As fichas para cada atividade vão custar 10 reais.

 

Quadrilha especial puxada pela Turma da Mônica (Adriano Conter/Veja SP)

 

O mix de prendas inclui até um fim de semana para duas pessoas no resort Costão do Santinho, em Florianópolis, com passagens aéreas e hospedagens inclusas. A trilha sonora ficará garantida com cinco bandas. A Folk It All abre o palco na sexta (9), às 19h30. No sábado (10), vão se apresentar a Banda Corcel e a Emblues Beer Band. No último dia, a Banda Paralela e a Still Folk. Nunca uma festa junina foi tão apetitosa — e divertida.

Programação quente

Confira os horários dos shows musicais e da quadrilha da Turma da Mônica

SEXTA (9) 18h50. Quadrilha da Turma da Mônica 19h30. Banda Folk It All

SÁBADO (10) 14h30. Quadrilha da Turma da Mônica 15h15. Banda Corcel 17h. Quadrilha da Turma da Mônica 19h. Banda Emblues Beer Band

DOMINGO (11) 14h. Quadrilha da Turma da Mônica 15h. Banda Paralela 17h30. Banda Still Folk

FESTA JUNINA VEJA SÃO PAULO

Onde: Parque Villa-Lobos. Entrada pela Avenida Queiroz Filho, s/nº, portão do Detran — Bolsão de estacionamento 5. Quando: 9 a 11 de junho Horários: sexta, 17h às 21h; sábado, 13h às 21h; domingo, 13h às 19h Entrada: gratuita

Marcas envolvidas

Mais Notícias