SAÚDE e MUNDO ESTRANHO são destaques em premiação considerada "Oscar" do design

As revistas receberam prêmios na 38ª edição do The Best of News Design, da Society for News Design (SND).
  14/03/2017
130317 sa%c3%bade 300

Duas marcas do Grupo Abril têm motivos de sobra para comemorar neste mês! As revistas SAÚDE e MUNDO ESTRANHO receberam prêmios na 38ª edição do The Best of News Design, da Society for News Design (SND), organização internacional destinada aos profissionais de mídia e comunicadores visuais - especialmente àqueles que criam produtos e publicações impressas ou digitais - e tem como objetivo melhorar a comunicação por meio da excelência no jornalismo visual. Conhecida como o “Oscar” do design, nela são premiados os melhores trabalhos visuais em publicações do mundo todo.

O time de Arte de SAÚDE ganhou duas medalhas de prata na categoria Inside Pages Design. As reportagens que receberam a honraria foram A Redescoberta do Coco e Os Sete Mandamentos de um Coração Saudável, produzidas pela editora de Arte Letícia Raposo. Essa é a terceira vez que Letícia ajuda a publicação a ganhar um SND. Em 2013, a matéria Coma Mais Peixe recebeu o Award of Excellence. “A reportagem A Redescoberta do Coco foi totalmente ilustrada em estilo xilogravura dos cordéis do nordeste brasileiro, região que detém a maior parte da produção brasileira do fruto. A mistura de fotos em fundo branco do fotógrafo Dulla com as ilustrações de Nik Neves contextualizam o leitor e o guiam por todo texto. As informações detalhadas correm pelas duplas, divididas em quadros com mapas, tabelas, gráficos e linhas do tempo”, explica. Já na matéria Os Sete Mandamentos de um Coração Saudável, Letícia conta que foram utilizados letterings ilustrados no estilo gótico, de Sérgio Bergocce, para fazer referência às tábuas de pedra dos Dez Mandamentos da Bíblia. “As fotos de objetos vermelhos em fundo branco com sombra dramática, também de Dulla, trazem o tom de seriedade necessário para o tema e dá unidade à composição das páginas”, completa.

Vale ressaltar que as peças enviadas para a premiação são as impressões originais da revista feitas pela Abril Print. “Quero agradecer pela parceria. Sem a qualidade com que os gráficos cuidam de SAÚDE, não chegaríamos a essa premiação. Podemos afirmar, sem exageros, que essas duas medalhas de prata são o maior prêmio no campo do design já alcançado pela publicação em seus 33 anos de vida! Temos muito orgulho de contar com uma equipe desse gabarito”, comemora Robson Quinafélix, diretor de Arte da marca.

Mais de 1.150 trabalhos do mundo todo receberam um prêmio e, entre eles, também está a matéria Os Altos e Baixos das Novas Drogas, de MUNDO ESTRANHO, que ganhou um Award of Excellence na categoria Multiple Illustrations. “Essa matéria, publicada em formato de pôster (página-folder), já havia sido concebida visualmente desde o princípio. A pauta aborda as novas drogas sintéticas e o efeito delas no nosso corpo. O tema também nos deu carta branca para trabalhar com uma paleta de cores bem lisérgica, exagerada e atraente, que salta aos olhos”, afirma o editor de ME, Marcel Nadale. A reportagem já foi reconhecida com uma medalha de prata pelos Prêmios ÑH Lo Mejor del Diseño Periodístico España, Portugal & América Latina, iniciativa do Capítulo Espanhol da Society for News Design (SND-E), em 2016. No mesmo ano, a matéria A Revolução do Bicho também ganhou um Award of Excellence na categoria Information Graphics no The Best of News Design.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para MUNDO ESTRANHO, as premiações são um estímulo para que a marca continue inovando. “Elas atestam que a revista mantém-se há anos em um padrão internacional de qualidade. São um importante sinal de reconhecimento para nossa equipe editorial”, finaliza Marcel.

Marcas envolvidas

Mais Notícias