Estúdio Abril Branded Content estreia formato de HQ interativa no Facebook para o Conselho Federal de Biologia

Divertida, atual e informativa, a campanha “Consulte sempre um biólogo”, do Conselho Federal de Biologia, acaba de entrar em seu segundo ano de produção pelo Estúdio ABC
  07/07/2016
060716 conselhobiologia 600

A série de quadrinhos conta com ilustrações do quadrinista Aluísio Cervelle e traz informações históricas e técnicas para o entendimento do público, com a proposta de reafirmar a importância dos biólogos na sociedade. O conteúdo é veiculado mensalmente na VEJA impressa e conta, também, com postagens nas redes sociais da marca, bem como nas de HuffPost Brasil e Planeta Sustentável, para amplificar o alcance nas comunidades desejadas. No digital, a ação inova e utiliza um formato especial do Facebook, chamado Canvas, que permite um design de conteúdo imersivo, em tela cheia, hospedado diretamente plataforma e exclusivo em ambiente mobile. Assim como nos Instant Articles, no Canvas o usuário não precisa ser redirecionado a outro site para visualizar o conteúdo.

Extremamente personalizável, o formato permite interação total dos leitores com o conteúdo: no caso dos quadrinhos, é possível rolar as tirinhas na horizontal e navegar pelas imagens com o movimento do smartphone. "Esse formato é focado na imersão mobile e, com ele, conseguimos inovar novamente: depois de estrear no Snapchat Takeover e no Facebook Live com conteúdo patrocinado, esta é a primeira vez no Brasil que o Canvas é utilizado por um publisher para branded content", afirma Thiago Araújo, gerente digital do Estúdio ABC. No ano anterior, cinco quadrinhos levaram, para as páginas de VEJA e National Geographic, discussões sobre a obra de Charles Darwin, a Biodiversidade, a Aquicultura, o Genoma e a Gestão Ambiental. Os traços divertidos de Caco Galhardo e a abordagem inusitada dos temas reforçaram as diversas possibilidades do conteúdo patrocinado. "Em 2015, a campanha tinha o objetivo de mostrar o biólogo como um agente de transformação em prol da humanidade. A criatividade das peças e os temas abordados fizeram da iniciativa um sucesso, atingindo os próprios profissionais, a sociedade em geral e os atores do mercado de trabalho. Desta vez, apostamos na mesma estratégia, apresentando o nosso papel na defesa da sociedade”, declara o presidente do Conselho Federal de Biologia, Wlademir João Tadei.

Marcas envolvidas

Mais Notícias