ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO na FEICON BATIMAT 2017

O espaço da marca estimulou a reflexão sobre os desafios da construção sustentável
  10/04/2017
Feicon2017 arquitetura constru%c3%a7%c3%a3o  rafaelrenzo  1

A revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, líder no segmento com mais de um milhão de leitores, marcou presença na 23ª edição da FEICON BATIMAT, evento referência para quem é do mercado de construção civil e arquitetura, já que é considerado uma plataforma de inspiração para milhares de visitantes. Ela aconteceu de 4 a 8/4, no São Paulo Expo. Traduzido como uma espécie de alegoria, o espaço da revista propôs e materializou uma reflexão sobre os impactos e desafios da construção sustentável no cotidiano. Projetado pelo arquiteto paulista José Luiz Favaro, o estande sugeriu uma transição do espaço edificado – em que despontaram componentes e materiais industrializados – para superfícies orgânicas.

 

Em meio ao intrigante mosaico de laminados, blocos, chapas e revestimentos cerâmicos, surgiam brechas de verde que convidavam para uma reflexão: De que maneira estamos edificando nosso mundo? Que elementos da cultura e da natureza a arquitetura atual incorpora e valoriza ao criar abrigo e morada? Como podemos agir em busca de respostas mais sustentáveis?  “Desejamos que essas perguntas sejam suscitadas no nosso espaço, ressaltadas pela experiência sensorial que ele propicia”, explica Joana Baracui, diretora de Redação de ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO.

 

A&C na Arena do Conhecimento

 

Além do espaço, a revista também teve uma participação na Arena do Conhecimento, um conjunto de apresentações e debates promovidos pela feira. No sábado, 8/4, a partir das 14h, a publicação fez a mediação do painel “Qualidade de projeto arquitetônico residencial e sustentabilidade”, que visou discutir como os escritórios estão se posicionando diante das novas demandas do mercado por construções otimizadas, práticas responsáveis e inovação em tecnologia e materiais. O debate teve a presença dos arquitetos dos escritórios paulistanos Metro Arquitetos Associados e Terra e Tuma Arquitetos Associados, assim como o arquiteto Rodrigo Mindlin Loeb (Mindlin Loeb + Dotto Arquitetura). Em seguida, às 15h15, a revista discutiu os novos desafios da construção residencial frente ao uso de referenciais sustentáveis no painel Certificações e Materiais. O bate-papo teve apresentação de Aline Tristão (diretora-executiva do FSC, ONG internacional que promove o manejo florestal responsável), Luiz Henrique Fonseca (presidente da Inovatech Engenharia, empresa especializada na construção sustentável) e Emiliano Graziano (gerente de sustentabilidade da BASF). 

 

 

Palavras-chave

  • Arquitetura
  • construção
  • feicon batimat
  • feicon 2017
  • arquitetura e construção

Marcas envolvidas

Mais Notícias