Abril Big Data participa de reportagem em parceria com o editorial de VEJA

A última edição de VEJA (11/01 - ed. 2512) traz uma parceria especial entre as áreas do editorial e de análise de dados do Grupo Abril
  16/01/2017
120117 abdeveja 600

O Abril Big Data participou da produção da reportagem "Nem as palavras são as mesmas”, junto ao repórter Pieter Zalis, e comparou os discursos de posse dos prefeitos de cinco capitais brasileiras, em 2013 e 2017. A ideia era confrontar as palavras utilizadas pelos políticos de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba, e verificar os termos mais comuns e diferentes, que indicassem o momento vivido por cada prefeito. "Essa iniciativa é muito importante porque mostra que a inteligência do ABD pode ser usada em todos os negócios da Abril, até mesmo para ajudar na elaboração e no enriquecimento do conteúdo das revistas da casa", explica André Annunciato, gerente de Estatística do ABD.

Com os discursos em mãos, o Abril Big Data utilizou uma técnica conhecida como Text Mining, ou mineração de textos, para decompô-los em frases e palavras, analisar a frequência de cada elemento e, a partir dessas informações, identificar as palavras mais relevantes e reconhecer padrões de assuntos abordados nos discursos. Ao todo, foram analisados dez discursos, contendo 3.411 termos distintos em 2017 e 2.591 em 2013, totalizando mais de 6 mil palavras diferentes consideradas.

O responsável pela área, Diego Macedo, afirma que em 2017 o ABD pretende se aproximar ainda mais dos negócios da Abril. "Nosso objetivo é estar mais próximo das áreas que ainda não conhecem as possibilidades e benefícios que o ABD pode agregar e construir iniciativas que gerem ganhos para todos. Pensando em nossas revistas, por exemplo, além do uso dados para criação de matérias, podemos fornecer inteligência de comunicação, monitoramento e análise de redes sociais, entre outras possibilidades", finaliza.

Marcas envolvidas

Mais Notícias